Este site utiliza Cookies para que a sua navegação seja mais agradável e eficiente. Para instalar determinados Cookies, necessitamos do seu consentimento. 

Centro de Dia de São Silvestre de Escalos de Baixo

Diagnóstico e solução

A experiência de terreno do Centro de Dia de São Silvestre de Escalos de Baixo permitiu constatar a existência de um grave problema no que respeita à população idosa, em termos de isolamento, demência e da incapacidade dos cuidadores para lidar com a situação. Castelo Branco, em particular, possui uma população bastante envelhecida e dispersa geograficamente, com locais muito despovoados, o que promove a solidão e o isolamento dos idosos.
Com o Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível criar uma equipa multidisciplinar que promova o diagnóstico precoce da demência e, no caso de confirmação da doença, que garanta o apoio ao idoso no seu domicílio, ajudando-o na evolução, ajustamento e acompanhamento do declínio cognitivo. Paralelamente, vai também permitir o apoio aos cuidadores de forma a aliviar a carga emocional, implementando estratégias e dinâmicas para mitigar a evolução da doença, retardando a institucionalização e acompanhando a família na adaptação que a doença exige.

Valor Atribuido

50.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO

Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL

Castelo Branco