Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal
Ver vídeo
Valor Atribuído
21.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Prevenção em saúde

ÂMBITO REGIONAL
Lisboa

Impacto
PROMOVER UMA MELHOR GESTÃO DA SAÚDE MENTAL DAS CRIANÇAS E JOVENS ACOLHIDOS NA ENTIDADE QUE APRESENTEM DEFICITS/ATRASOS COGNITIVOS E/OU PERTURBAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE MENTAL, ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE DIFERENTES TERAPIAS.
Fundada em 1964, a Associação criou a sua primeira Aldeia SOS em Bicesse, concelho de Cascais, para acolher e acompanhar crianças em situação de vulnerabilidade. Atualmente, três Aldeias SOS acolhem e educam cerca de 100 crianças. Em 2012 a entidade iniciou também o programa de Fortalecimento Familiar, em que desenvolve centros de apoio familiar e aconselhamento parental, licenciados pelos respetivos Centros Distritais da Segurança Social, acompanhando de forma preventiva cerca de 300 crianças que vivem no seio das suas famílias biológicas.

Diagnóstico e solução
A Associação acolhe algumas crianças e jovens que, fruto de traumas passados, apresentam deficits/atrasos cognitivos e/ou perturbações na área da saúde mental. Sem medidas preventivas de acompanhamento e terapias adequadas as crianças não conseguirão desenvolver várias competências que, para além da propensão para o agravamento de distúrbios emocionais, comprometerão a sua inclusão social futura.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai garantir a implementação de um modelo de intervenção que permita às crianças e jovens adquirir as competências para antecipar ou controlar perturbações e crises que podem comprometer a sua saúde, mas também o seu relacionamento com as crianças, jovens e adultos na Aldeia SOS onde se encontram. As intervenções englobadas no projeto incluem o acompanhamento psicológico externo a 19 crianças e jovens, a participação em terapias recomendadas a nove crianças, como terapia pelo surf e hipoterapia, e o acompanhamento regular por um pedopsiquiatra ou um psiquiatra..
Valor Atribuído
21.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Prevenção em saúde

ÂMBITO REGIONAL
Lisboa
