Associação de Solidariedade Social de Ponte de Sor - Casa dos Avós
Ver vídeo
Valor Atribuído
21.500

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Portalegre

Impacto
POTENCIAR O ENVELHECIMENTO ATIVO DE CERCA DE 100 IDOSOS COM A CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE TEATRO E DE CANTO E SESSÕES DE TREINO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA.
Com seis anos de existência, a Associação de Solidariedade Social de Ponte de Sor – Casa dos Avós é um projeto promovido pelo Município de Ponte de Sor em 2013 que dá apoio à terceira idade em estrutura residencial, desenvolvendo atividades de apoio biopsicossocial, envolvendo a família e a comunidade. Em parceria com a Associação Caminhar, a entidade desenvolveu também um projeto de voluntariado com a participação de voluntários em atividades de estimulação cognitiva e lúdico-recreativa que envolve residentes da Casa dos Avós, alunos do Agrupamento de Escolas, comunidade e a União de Freguesias de Ponte de Sôr, Tramaga e Vale de Açor.

Diagnóstico e solução
Num público com uma média de idades superior a 80 anos, a melhoria da qualidade de vida e minimização de problemas de natureza física e psíquica é um desafio. Sabe-se que uma maior autonomia na satisfação das necessidades básicas da vida diária e, consequentemente, uma maior autoestima, contribuem para diminuir os custos da medicação relacionados com uma vida mais sedentária.
O Premio Fidelidade Comunidade vai contribuir para a criação de um grupo de teatro e de canto, que junta idosos da instituição, crianças, jovens e pessoas com deficiência de instituições parceiras, de forma a promover a intergeracionalidade, inclusão e sobretudo a estimulação cognitiva e física dos idosos da instituição. A partilha de atividades com outros públicos e a aquisição de materiais mais ajustados permitirão realizar novos programas de estimulação cognitiva e sensorial.
Valor Atribuído
21.500

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Portalegre
