Centro de Dia de São Silvestre de Escalos de Baixo
Ver vídeo
Valor Atribuído
50.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Castelo Branco

Impacto
PROMOÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DEMÊNCIA E APOIO NO DOMICÍLIO AOS IDOSOS E SEUS CUIDADORES.
Fundado em 1991 em Escalos de Baixo, concelho de Castelo Branco, o Centro de Dia de São Silvestre veio dar respostas a necessidades da comunidade, em particular um Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, tendo em vista a promoção do bem-estar biopsicossocial da população idosa da região. Ao longo dos anos tem vindo a expandir os serviços e, desde 2013, disponibiliza serviço residencial através de uma ERPI. Para além disso, acompanha a comunidade sénior não institucionalizada nas freguesias de intervenção.

Diagnóstico e solução
A experiência de terreno do Centro de Dia de São Silvestre de Escalos de Baixo permitiu constatar a existência de um grave problema no que respeita à população idosa, em termos de isolamento, demência e da incapacidade dos cuidadores para lidar com a situação. Castelo Branco, em particular, possui uma população bastante envelhecida e dispersa geograficamente, com locais muito despovoados, o que promove a solidão e o isolamento dos idosos.
Com o Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível criar uma equipa multidisciplinar que promova o diagnóstico precoce da demência e, no caso de confirmação da doença, que garanta o apoio ao idoso no seu domicílio, ajudando-o na evolução, ajustamento e acompanhamento do declínio cognitivo. Paralelamente, vai também permitir o apoio aos cuidadores de forma a aliviar a carga emocional, implementando estratégias e dinâmicas para mitigar a evolução da doença, retardando a institucionalização e acompanhando a família na adaptação que a doença exige.
Valor Atribuído
50.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Castelo Branco
