Centro Social de Soutelo
Ver vídeo
Valor Atribuído
28.500

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Porto

Impacto
DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE AÇÕES DE CAPACITAÇÃO ORIENTADO PARA FAMILIARES E CUIDADORES DE JOVENS COM DÉFICE COGNITIVO, MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE SAÚDE MENTAL.
Com 75 anos de existência, o Centro Social de Soutelo dedica-se ao apoio à família na educação e proteção das crianças, promoção do bem-estar dos idosos, e apoio à comunidade através de respostas sociais e projetos de intervenção social no conselho de Gondomar. Na intervenção com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social a entidade dinamiza um projeto Escolhas. Ao nível da promoção da inclusão social e combate ao desemprego, dinamizou vários projetos de capacitação de públicos diversos para a empregabilidade, utilizando a arte como estratégia de inclusão.

Diagnóstico e solução
Dada a resposta insuficiente que existe no concelho, o Centro Social de Soutelo pretende promover a implementação de um programa de desenvolvimento de práticas parentais para a autonomia de jovens com défice cognitivo ou multideficiência e problemas de saúde mental que acompanhe o desenvolvimento de competências pessoais e sociais para uma integração acompanhada no mercado de trabalho. Paralelamente, pretende dar mais acompanhamento às famílias e cuidadores.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir criar um grupo de pais/cuidadores que fortaleça redes sociais e que consolide aprendizagens, através de sessões mensais e atividades pontuais de reunião, construção de um Kit pedagógico (digital e físico) que consolide aprendizagens e permita disseminar conhecimento a outros cuidadores nas mesmas condições, e sessões de capacitação para técnicos e empresas.
Valor Atribuído
28.500

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Porto
