Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas
Ver vídeo
Valor Atribuído
45.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Évora

Impacto
A AQUISIÇÃO DA PLATAFORMA SIOSLIFE E A INTERVENÇÃO DA EQUIPA TÉCNICA MULTIDISCIPLINAR VAI LEVAR ESTA SOLUÇÃO AO DOMICÍLIO DA POPULAÇÃO IDOSA ABRANGIDA PELAS RESPOSTAS DA ENTIDADE.
A origem da SCMA remonta a 1551, nascendo como uma Casa de Apoio a Carenciados e tendo posteriormente criado um Hospital da Misericórdia. Com a evolução nas respostas do Estado e as diferentes necessidades da população da freguesia de Alcáçovas, a Misericórdia tem abrangido um número cada vez maior de respostas sociais, procurando envolver os familiares, parceiros e comunidade. Atualmente, a SCMA intervém junto da população sénior com uma Estrutura Residencial Para Idosos, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia, e apoia também crianças e jovens com CATL e Creche.

Diagnóstico e solução
A média de idade dos beneficiários da instituição é de 87 anos. São maioritariamente pessoas com um grau de analfabetismo considerável e com uma forte redução da sua autonomia, evidenciando, a nível cognitivo, demência, desorientação e outras doenças degenerativas não diagnosticadas. A SCMA é a única entidade a responder à população sénior na vila de Alcáçovas, necessitando de soluções que reforcem a estimulação cognitiva e de reabilitação dos idosos.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir à SCMA a implementação de respostas complementares às que já existem. Na ERPI será criado um ginásio de estimulação cognitiva e um sistema de localização e controlo de percursos de seniores deambulantes. Em contexto de SAD pretende-se a intervenção de uma equipa técnica multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos idosos ainda no domicílio, retardando a sua institucionalização.
Valor Atribuído
45.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Évora
