Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro
Ver vídeo
Valor Atribuído
46.200

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Bragança

Impacto
CUIDADOS GRATUITOS, MULTIDISCIPLINARES, NO DOMICÍLIO, A PESSOAS COM DEMÊNCIA E SEUS CUIDADORES, RETARDANDO A PROGRESSÃO DA DOENÇA E ADIANDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO.
A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro foi fundada em 1559 através de Bula do Papa Pio IV quando ainda o distrito de Bragança pertencia à diocese de Braga. Hoje a entidade conta com 15 respostas sociais, 660 utentes e 228 colaboradores, abrangendo um concelho com 9542 habitantes, 30% dos quais com mais de 65 anos. Orgulha-se de ser a maior entidade empregadora do concelho e desde há dois anos que a área da demência assumiu um papel de relevo.

Diagnóstico e solução
Pela experiência da Santa Casa da Misericórdia do Mogadouro, cerca de 75% dos utentes institucionalizados encontram-se com demência, alguns já diagnosticados outros ainda apenas com indícios. Uma equipa experiente, composta por enfermeiras, neurologista, animadora sociocultural e psicóloga, que tem ultrapassado a resistência e o preconceito de potenciais beneficiários e famílias conseguindo desmistificar e sensibilizar a população para procurar ajuda, dá apoio no domicílio a 80 utentes com demência no concelho.
Com o Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível a implementação de cuidados gratuitos, multidisciplinares, individualizados e personalizados no domicílio à pessoa com demência e ao cuidador, retardando a progressão da doença e adiando a institucionalização. Pretende-se, ainda, detetar preventivamente fatores de risco associados a sinais de desenvolvimento de processo demencial. Para os utentes com demência e capacidade de locomoção deverá ser aplicada a localização por GPS para evitar casos de desaparecimento, desorientação ou acidente.
Valor Atribuído
46.200

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL
Bragança
