Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla - SPEM
Ver vídeo
Valor Atribuído
32.100

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Lisboa

Impacto
OCUPAÇÃO E AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS, ASSIM COMO A PROMOÇÃO DA EMPREGABILIDADE DE PESSOAS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA.
Constituída em Lisboa, com 35 anos de experiência, a SPEM tem aumentado a sua área de abrangência, atuando hoje de norte a sul do país, procurando responder às necessidades das pessoas com esclerose múltipla e suas famílias. A nível internacional representa Portugal na Plataforma Europeia da EM, assim como na Federação Internacional da EM. No âmbito da saúde dispõe de respostas como a Unidade de Neuro Reabilitação e na área social multiplica também as suas respostas, onde se incluem serviço social e centro de atividades ocupacionais.

Diagnóstico e solução
A maioria dos utentes com esclerose múltipla da entidade apresenta um sentido de identidade ocupacional negativo ou inexistente devido ao seu grau de incapacidade, o que contribui para a diminuição da sua autoestima e valorização pessoal. A isto acrescem as dificuldades na procura e retenção de emprego (77% pessoas com EM encontram-se em situação de desemprego).
O Prémio vai possibilitar a criação de um negócio social que permita desenvolver competências dos beneficiários com esclerose múltipla do Centro de Atividades Ocupacionais e do Centro de Atendimento da entidade, promovendo a sua ocupação e o seu sentimento de utilidade para com a sociedade. Este negócio vai garantir os serviços de lavandaria social, atelier de costura e a loja social, na zona de Marvila.
Valor Atribuído
32.100

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Lisboa
