Aldeias Humanitar
Ver vídeo
Valor Atribuído
56.600
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento
ÂMBITO REGIONAL
Viseu
Impacto
CRIAÇÃO DE PLATAFORMA PARA LEVAR CUIDADOS DE SAÚDE E APOIO SOCIAL ÀS ALDEIAS E AO DOMICÍLIO
Aldeias Humanitar nasceu em 2018, e tem como missão prestar cuidados integrados de saúde e amparo social, gratuitamente, aos cidadãos mais vulneráveis, mobilizando as instituições e a comunidade, intervindo de forma complementar na prestação de cuidados. Tem intervenção nos 10 concelhos do Douro Sul e apoia mais de 270 beneficiários. Disponibiliza a Linha Humanitar, 24h/dia, com acesso direto aos técnicos.
Tem parceria formalizada com a GNR, com quem também faz intervenção conjunta.
O modelo humanitar é reconhecido como uma das melhores práticas de integração de cuidados de saúde e sociais em Portugal: Alto Patrocínio do Presidente da República, Prémio Healthcare Excellence 2019, Prémio Direitos Humanos 2019 da Assembleia da República, e menção honrosa no Prémio Saúde Sustentável 2021.
Diagnóstico e solução
A população do território é envelhecida e muitos vivem em situação de isolamento e vulnerabilidade. Os censos de 2021 da GNR, identificaram aproximadamente 2000 pessoas nestas condições. Aldeias Humanitar propõe-se apoiar 420 destas pessoas em situação mais aguda. Apesar do apoio Humanitar já abranger os 10 concelhos do Douro Sul, a deslocação entre localidades é morosa e a necessidade de intervenção exige uma resposta rápida que não é possível só a partir da sede, em Sernancelhe.
Com o Prémio Fidelidade Comunidade vai ser possível adquirir uma viatura e assegurar recursos humanos para a criação de uma nova plataforma de Intervenção Humanitar, em Lamego, e que irá prestar apoio, nomeadamente, a beneficiários sinalizados pela GNR (no âmbito do programa Apoio 65 - Idosos em Segurança) e de outras referenciações.
Com a nova viatura a entidade vai conseguir otimizar o tempo de deslocação entre localidades, e o reforço da equipa vai permitir que a intervenção alcance mais pessoas e de forma mais permanente.
Valor Atribuído
56.600
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento
ÂMBITO REGIONAL
Viseu