Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual
Ver vídeo
Valor Atribuído
75.000
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Viseu
Impacto
ACOMPANHAMENTO DE 140 PESSOAS CEGAS UTILIZADORAS DE CÃO-GUIA EM TODO O PAÍS; GARANTIR A EDUCAÇÃO E ENTREGA DE 16 NOVOS CÃES-GUIA ANUALMENTE E ACOMPANHAR 70 PESSOAS (IDOSOS E CRIANÇAS DO ENSINO ESPECIAL)
Fundada em 1999, a Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual é a única instituição a nível nacional a fazer o trabalho de treino e acompanhamento de cães-guia para uma população cada vez mais alargada. A sua missão é “Valorizando a intervenção do cão, existimos para melhorar a qualidade de vida das pessoas”. Disponibiliza uma Escola de cães-guia para Cegos, e cães de Terapias Assistidas.
Diagnóstico e solução
A educação de cães guias implica a deslocação diária dos animais para diferentes localidades para que façam o reconhecimento das rotas em contexto real, e adquiram as aprendizagens suficientes para acompanhar os beneficiários. Trata-se de um trabalho moroso que requer um investimento em meio de transporte resistente ao desgaste provocado.
A frota automóvel da Associação tem 15 anos de existência e cerca de meio milhão de quilómetros. No ano de 2021 apresentaram um aumento de inoperacionalidade, que se traduziu em dias na oficina e uma despesa significativa em reparações. Sem a frota a Associação é incapaz de dar continuidade ao seu trabalho.
Com o Prémio Fidelidade Comunidade a Associação vai conseguir renovar as viaturas de transporte dos cães, que é a base de trabalho de todo o processo de educação destes animais: treino de rotinas, hábitos de passeio, socialização e adaptação aos ambientes de vida diária, entrega e acompanhamentos pós-entrega. O alargamento a novos públicos, como crianças com necessidades especiais e idosos, leva a um aumento das atividades e das rotas, o que só será possível com a aquisição de duas viaturas.
A Associação acompanha 140 utentes com cão-guia nos seus locais de residência, a que acrescem muitos candidatos que têm que ser avaliados, dos quais, anualmente, 16 irão receber o seu Cão-guia. Ao mesmo tempo, decorre o processo diário de educação do cão-guia em contexto real (Coimbra, Viseu e Mortágua) com incidência contínua de 40 cães em Famílias de Acolhimento.
Valor Atribuído
75.000
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Viseu