Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental - APPACDM de Braga
Valor Atribuído
58.600
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Braga
Impacto
CAPACITAÇÃO DAS EQUIPAS TÉCNICAS E MELHORIA DA QUALIDADE DE RESPOSTA AOS BENEFICIÁRIOS ATRAVÉS DA INFORMATIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SERVIÇOS E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
A APPACDM tem como missão prestar apoio a pessoas com deficiência nos domínios educacional, social, ocupacional e residencial, em parceria com a família e comunidade envolvente, promovendo a sua autonomia e qualidade de vida. Criada em 1974, a APPACDM disponibiliza valências de CACI e LRE em 7 complexos, distribuídos por diferentes localidades do concelho de Braga, apoiando 263 pessoas com DID (Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais).
Diagnóstico e solução
O diagnóstico realizado pela Instituição concluiu que os processos de trabalho são diferentes entre os vários Complexos da Associação, os registos dos utentes estão dispersos, e o serviço administrativo, financeiro e de gestão das respostas sociais não se encontra informatizado nem a funcionar de forma eficiente, e não estão de acordo com os normativos do ISS.
Com o Prémio Fidelidade Comunidade a APPACDM conseguirá implementar um processo de certificação da qualidade no Complexo de Gualtar (onde se situam os serviços administrativos e financeiros e a resposta social CACI) e capacitar as equipas técnicas para a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), bem como proceder à informatização e integração de todos os procedimentos administrativos e financeiros inerentes ao funcionamento das respostas sociais.
Esta certificação permitirá à entidade uniformizar processos e tornar a sua gestão mais eficiente e, consequentemente, os seus recursos humanos terão mais tempo para dedicar à melhoria da qualidade do serviço. Por outro lado, a certificação obriga a um processo estruturante para a organização, beneficiando-a de forma duradoura.
Valor Atribuído
58.600
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Braga