APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica
Valor Atribuído
90.900

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou Incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Lisboa

Impacto
Aumentar o acompanhamento dos doentes com esclerose lateral amiotrófica nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Litoral e Algarve.
A APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, fundada em 1997, é uma Organização Não Governamental das Pessoas com Deficiência sem fins lucrativos que tem como principal objetivo promover a divulgação da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), representar os interesses das Pessoas com ELA e prestar apoio tanto aos doentes como ao seu núcleo de apoio: familiares, cuidadores, profissionais, visando a melhor dignidade e qualidade de vida possível, e otimizar o seu bem-estar.

Diagnóstico e solução
Nestes últimos 2 anos, destacamos um crescimento de 15.9% número de doentes acompanhados e seus familiares. Em 2022, 67% dos doentes com ELA faleceram antes da disponibilização pública das ajudas técnicas/produtos de apoio à comunicação e interação com o meio (havendo limitação no nosso banco de produtos para responder a todos os pedidos). Atualmente já existe o acompanhamento e apoio via teleconsulta e ações de formação para capacitação de cuidadores e de profissionais de saúde e estudantes, contudo, estas estratégias não invalidam a necessidade de uma avaliação presencial, ou que haja um contacto direto para (re)avaliação e identificação de necessidades.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir acompanhar doentes com esclerose lateral amiotrófica de modo periódico nas regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro, Centro Litoral e região do Algarve, com um aumento previsto do apoio a 23% doentes a nível nacional, o que corresponde a 300 beneficiários no total. Em cada um destes locais irá disponibilizar apoio periódico multivalências, reforçar o banco de produtos de apoio à alta tecnologia; capacitar cuidadores em ações de proximidade; trabalhar com os técnicos de saúde locais em processo de consultoria.
Valor Atribuído
90.900

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou Incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Lisboa
