APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve
Valor Atribuído
71.800
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Faro
Impacto
Criar uma rede de apoio e capacitação aos cuidadores, alguns deles informais, de pessoas com deficiência ou incapacidade.
A APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve tem como propósito contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência. Priorizando o direito à igualdade de oportunidades e à melhoria da qualidade de vida de todos. Desenvolve respostas de inovação social para construir comunidades mais justas e igualitárias, focando na empregabilidade, autonomia, realização terapêutica e apoio a cuidadores.
A APEXA, acredita firmemente que a inclusão é o alicerce fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Diagnóstico e solução
Os cuidadores informais enfrentam desafios significativos como falta de apoio emocional e psicossocial para evitar situações de burnout. O excesso de tarefas leva a uma dificuldade em conciliar a vida pessoal, familiar e social, resultando na deterioração das relações familiares, na precariedade laboral e doença psíquica. Há falta de informação e sensibilização para o desempenho cuidado e equilibrado do papel de cuidador. Por fim, há falta de rede de suporte social onde muitos cuidadores informais na região enfrentam dificuldades em encontrar apoio adequado para substituí-los temporariamente, permitindo-lhes descansar e recarregar suas energias.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir criar uma rede de apoio e capacitação com 3 atividades distintas. Por um lado, serão criados grupos de apoio emocional e psicossocial onde os vários cuidadores poderão ter momentos de partilha. Numa segunda dimensão, haverá a capacitação aos cuidadores para lidar com as questões legais e emocionais intrinsecamente ligadas ao seu estatuto de cuidador. Numa terceira dimensão, atividades e momentos lúdicos para pessoas com deficiência, proporcionando aos cuidadores um tempo para si mesmos. Neste piloto, o objetivo é alcançar 10 pessoas com deficiência ou incapacidade e 100 cuidadores da comunidade.
Valor Atribuído
71.800
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Faro