Associação de Paralisia Cerebral de Braga
Valor Atribuído
72.000
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou Incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Braga
Impacto
Capacitar e promover a empregabilidade de pessoas com deficiência, através da criação de horta pedagógica inclusiva e terapêutica.
A APCB surgiu em 1986 enquanto Núcleo Regional de Braga da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, com o objetivo de prestar um apoio especializado e de qualidade a pessoas portadoras de paralisia cerebral e doenças neurológicas afins, do Distrito de Braga. Em 2007 foi formada a APCB – Associação de Paralisia Cerebral de Braga. Promove o acompanhamento de pessoas com paralisia cerebral e situações neurológicas afins, ao nível da reabilitação e inclusão social, nas respostas sociais de Intervenção Precoce na Infância, Apoio em Regime Ambulatório, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Lar Residencial. É Centro de Prescrição de Produtos de Apoio e tem os serviços de Terapias Assistidas por Equinos (Equitação com Fins Terapêuticos, Equitação Adaptada, Atrelagem Adaptada), Hidroterapia (Terapias em Meio Aquático) e Serviço Especializado de Reabilitação.
Diagnóstico e solução
Em 2019, Portugal tinha mais PcD abrangidas por medidas e programas do IEFP do que empregadas no setor público, evidenciando a dificuldade em integrar o mercado do trabalho, o que implica a permanência em domicílio ou a integração em Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI); em domicílio não há garantia de ocupação que promova o desenvolvimento de competências, impedindo a vida profissional e social, da PcD e cuidadores; em CACI, resposta escassa com elevada lista de espera, a legislação prevê a integração na comunidade. Na APCB há pelo menos 38 pessoas sem leitura e escrita funcional em lista de espera para CACI.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir a criação de uma horta pedagógica inclusiva e terapêutica, no terreno agrícola da APCB, com o intuito de ser um centro de referência terapêutico, que pretende trabalhar a inclusão através de atividades terapêuticas, educativas e formativa e promover, desta forma, a criação de emprego em meio rural, de pessoas com paralisia cerebral e neurológicas afins, sem leitura e escrita funcional. Permitirá ainda promover atividades terapêuticas e sensoriais, garantindo a sustentabilidade ambiental, social e económica.
Valor Atribuído
72.000
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou Incapacidade
ÂMBITO REGIONAL
Braga