Este site utiliza Cookies para que a sua navegação seja mais agradável e eficiente. Para instalar determinados Cookies, necessitamos do seu consentimento. 

Associação de Paralisia Cerebral de Braga

Diagnóstico e solução

Em 2019, Portugal tinha mais PcD abrangidas por medidas e programas do IEFP do que empregadas no setor público, evidenciando a dificuldade em integrar o mercado do trabalho, o que implica a permanência em domicílio ou a integração em Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI); em domicílio não há garantia de ocupação que promova o desenvolvimento de competências, impedindo a vida profissional e social, da PcD e cuidadores; em CACI, resposta escassa com elevada lista de espera, a legislação prevê a integração na comunidade. Na APCB há pelo menos 38 pessoas sem leitura e escrita funcional em lista de espera para CACI.

O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir a criação de uma horta pedagógica inclusiva e terapêutica, no terreno agrícola da APCB, com o intuito de ser um centro de referência terapêutico, que pretende trabalhar a inclusão através de atividades terapêuticas, educativas e formativa e promover, desta forma, a criação de emprego em meio rural, de pessoas com paralisia cerebral e neurológicas afins, sem leitura e escrita funcional. Permitirá ainda promover atividades terapêuticas e sensoriais, garantindo a sustentabilidade ambiental, social e económica.

Valor Atribuído

72.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO

Inclusão social de pessoas com deficiência ou Incapacidade

ÂMBITO REGIONAL

Braga