Este site utiliza Cookies para que a sua navegação seja mais agradável e eficiente. Para instalar determinados Cookies, necessitamos do seu consentimento. 

Associação Cuidadores

Diagnóstico e solução

Estima-se que em Portugal 1,4 milhão de pessoas (14%) sejam cuidadoras informais. As pessoas que cuidam de um familiar/amigo com dependência estão mais predispostas ao isolamento social, sobrecarga, dificuldade em conciliar cuidados com vida familiar e profissional e agravamento do estado de saúde desencadeando burnout. Uma vez que as respostas sociais, ajudas técnicas, cuidados ao domicílio, apoios a nível laboral e fiscal não são suficientes, e apesar da existência do Estatuto de Cuidador Informal (CI), a problemática em torno do apoio e inclusão de quem cuida continua a carecer de resposta eficaz. Os familiares cuidadores informais encontram-se 20% mais sujeitos a problemas de saúde psicológica e/ou física do que os seus pares não-cuidadores.

O Prémio Fidelidade Comunidade vai ajudar a ampliar os serviços de apoio a populações vulneráveis de CI e Pessoas Cuidadas (PC) visando o alívio da sobrecarga física e psicológica, capacitação e atividade física para promoção da saúde. Para além do objetivo de aumento do número de beneficiários, pretende-se com o projeto incluir Atividades Físicas Adaptadas direcionadas a CI e PC, realizadas pelo parceiro Siel Bleu, reconhecido internacionalmente na área.

Valor Atribuído

58.100

ÁREA DE INTERVENÇÃO

Prevenção em Saúde

ÂMBITO REGIONAL

Porto