Este site utiliza Cookies para que a sua navegação seja mais agradável e eficiente. Para instalar determinados Cookies, necessitamos do seu consentimento. 

Casa de Saúde da Idanha

Diagnóstico e solução

Portugal é dos países da OCDE com maior prevalência de diagnósticos de demência, estimando-se cerca de 205 mil pessoas com demência, número que irá subir para 322 mil até 2037. No âmbito dos diagnósticos sociais realizados com contributos dos idosos e de profissionais do território foram identificados 3 problemas sociais: (1) ausência de equipamentos de saúde mental para idosos;(2) carência de respostas especializadas na área das demências e (3) falta de convívio social relacionado com a diminuição da autonomia funcional, a fraca rede de suporte e a escassez de atividades adequadas aos seus interesses. 

O Prémio Fidelidade Comunidade permitirá a construção de um laboratório da longevidade, com dois polos: o polo AgeingLab atuará na prevenção através de rastreios, atividades de promoção da saúde física e mental, sessões de literacia em saúde e avaliação do impacto dessas atividades. O Polo DemLab atuará na reabilitação com a implementação de programas de estimulação global para idosos com demência assentes em terapias não farmacológicas inovadoras e a respetiva avaliação do impacto das mesmas. De forma transversal haverá investigação / formação, impulsionando a criação de produtos inovadores voltados para as necessidades da população idosa com e sem demência. Irá abranger 280 seniores e 75 investigadores, estudantes e voluntários.

Valor Atribuído

94.400

ÁREA DE INTERVENÇÃO

Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL

Lisboa