Casa de Saúde da Idanha
Valor Atribuído
94.400
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento
ÂMBITO REGIONAL
Lisboa
Impacto
Prevenir, reabilitar e investigar a área das neurociências e demência através da construção de um laboratório da longevidade o Agelab, com dois polos – DemLab e AgeingLab.
Fundada em 1894, a Casa de Saúde da Idanha é uma unidade de saúde das Irmãs Hospitaleiras, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). A sua missão é prestar cuidados diferenciados e humanizados em saúde, nas áreas da Saúde Mental e Psiquiatria, Envelhecimento e Demências, Reabilitação Global e Lesão Cerebral, Reabilitação Psicossocial, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos. Desenvolve a sua atividade com base no Modelo Assistencial Hospitaleiro baseado na centralidade da pessoa, no respeito e defesa da sua dignidade, numa abordagem integral, personalizada e interdisciplinar.
A área de Envelhecimento e Demências desta instituição é reconhecida pela sua aposta na inovação, promovendo programas e soluções avançadas e eficazes para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas mais velhas.
Diagnóstico e solução
Portugal é dos países da OCDE com maior prevalência de diagnósticos de demência, estimando-se cerca de 205 mil pessoas com demência, número que irá subir para 322 mil até 2037. No âmbito dos diagnósticos sociais realizados com contributos dos idosos e de profissionais do território foram identificados 3 problemas sociais: (1) ausência de equipamentos de saúde mental para idosos;(2) carência de respostas especializadas na área das demências e (3) falta de convívio social relacionado com a diminuição da autonomia funcional, a fraca rede de suporte e a escassez de atividades adequadas aos seus interesses.
O Prémio Fidelidade Comunidade permitirá a construção de um laboratório da longevidade, com dois polos: o polo AgeingLab atuará na prevenção através de rastreios, atividades de promoção da saúde física e mental, sessões de literacia em saúde e avaliação do impacto dessas atividades. O Polo DemLab atuará na reabilitação com a implementação de programas de estimulação global para idosos com demência assentes em terapias não farmacológicas inovadoras e a respetiva avaliação do impacto das mesmas. De forma transversal haverá investigação / formação, impulsionando a criação de produtos inovadores voltados para as necessidades da população idosa com e sem demência. Irá abranger 280 seniores e 75 investigadores, estudantes e voluntários.
Valor Atribuído
94.400
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento
ÂMBITO REGIONAL
Lisboa