Este site utiliza Cookies para que a sua navegação seja mais agradável e eficiente. Para instalar determinados Cookies, necessitamos do seu consentimento. 

CDI Portugal

Diagnóstico e solução

Os comportamentos aditivos associados aos videojogos e às ferramentas digitais são uma preocupação europeia, bem como da OMS que, em 2018, incluiu os «distúrbios com videojogos» na lista de doenças da Classificação Internacional de Doenças. Estima-se que estes distúrbios afetem pelo menos 2.5% jovens entre os 12 e 17 anos em todo o mundo, número que se crê subestimado, devido à falta de diagnóstico. Em Portugal calcula-se que esta prevalência tenha aumentado nos últimos anos, particularmente nos jovens entre os 15 e 25 anos.

O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir atuar na prevenção e intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (CAD) associados aos videojogos, junto de 375 crianças e jovens dos 9 aos 25 anos, através de sessões (in)formativas a toda a comunidade educativa, com vista a aumentar a literacia nesta problemática e diminuir o risco de desenvolvimento de CAD. A prevenção é através da equipa multidisciplinar que pretende tornar o gaming numa ferramenta de capacitação de jovens no desenvolvimento de soft e hard skills. A intervenção é feita nos jovens já identificados com esta problemática com vista à gestão e redução dos comportamentos.

Valor Atribuído

85.400

ÁREA DE INTERVENÇÃO

Prevenção em Saúde

ÂMBITO REGIONAL

Lisboa