Palhaços d´Opital
Valor Atribuído
97.500
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento
ÂMBITO REGIONAL
Coimbra
Impacto
Combater o isolamento social dos idosos acamados, em tratamentos e em salas de espera, contribuindo para a humanização hospitalar, bem como os cuidadores formais e informais, familiares e profissionais de saúde.
Fundada em 2013, a Palhaços d´Opital tem como missão contribuir para a humanização hospitalar através da Arte do Palhaço, da Alegria, do Humor e dos Afetos, para o público adulto e em especial para os mais velhos, através de programas de visitas regulares a hospitais públicos com protocolo de cooperação.
Com mais de 11 anos de experiência, já realizaram mais de 1100 visitas, totalizando mais de 5300 horas em ambiente hospitalar. Além disso, investiu mais de 1100 horas em formação artística, alcançando um público estimado em mais de 904.000 pessoas. Estabeleceram protocolos de cooperação com hospitais localizados no centro e norte do país, e realizaram 3 avaliações de impacto.
Diagnóstico e solução
O problema social traduz-se na falta de cuidados emocionais à população idosa nos hospitais, a pouca humanização dos serviços hospitalares e a maior permanência destas pessoas no hospital, afastadas dos locais de residência, muitas vezes sozinhas e desacompanhadas. Entre 2011 e 2021 a população idosa (65+) aumentou em 20,6 %. Dados hospitalares portugueses indicam que cerca de 53% dos internamentos hospitalares têm períodos superiores a 20 dias. E ainda que, principalmente nas pessoas idosas, na sequência de um internamento hospitalar, a diminuição da capacidade funcional ocorre em cerca 34% a 50% ao longo da hospitalização.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir alargar a atuação dos Palhaços d'Opital na região de Lisboa, com um programa de duas visitas semanais de dupla de palhaços (demonstrações artísticas diversas) ao hospital Amadora Sintra, em vários serviços, incluindo o Hospital de dia, num total de 132 visitas. Estima-se conseguir impactar cerca de 52.800 adultos/ idosos em situação de internamento/ tratamento, uma vez que o hospital tem 789 camas. Em média, em cada 100 utentes idosos internados, 10 são internamentos sociais, ou seja, têm alta médica, mas não têm para onde ir, por abandono ou falta de respostas sociais ou apoio da família.
Valor Atribuído
97.500
ÁREA DE INTERVENÇÃO
Envelhecimento
ÂMBITO REGIONAL
Coimbra