Este site utiliza Cookies para que a sua navegação seja mais agradável e eficiente. Para instalar determinados Cookies, necessitamos do seu consentimento. 

Santa Casa da Misericórdia de Vila Velha de Ródão

Diagnóstico e solução

As avaliações realizadas pelas psicólogas da SCMVVR têm demonstrado a crescente incidência de défice cognitivo associado ao envelhecimento, destacando-se que em média 85% dos utentes de ERPI apresentam défice cognitivo mesmo que ligeiro. Adicionalmente em média 40% dos utentes de CD e 33% dos utentes de SAD também apresentam défice cognitivo. O desenvolvimento das atividades exteriores traz a dificuldade em transportar utentes com limitações motoras, o que acaba por se transformar num impedimento, com os utentes a recusar entrar e sair de viaturas ligeiras ou de autocarros disponibilizados pelo Município.

O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir desenvolver 5 jogos cognitivos que serão aplicados a todos os utentes que usufruam dos serviços da SCMVVR e das instituições parceiras, ajudando na manutenção das suas competências e na promoção da qualidade de vida. Decorridos 6 meses do início da implementação, serão realizadas as "Olimpíadas Cognitivas", onde os idosos têm oportunidade de "competir" nas áreas cognitivas em que apresentem melhores desempenhos. Para que consigam ir buscar idosos que vivem em aldeias mais isolados, o Prémio vai também permitir a aquisição de uma carrinha adaptada para que a verdadeira inclusão possa acontecer.

Valor Atribuído

91.900

ÁREA DE INTERVENÇÃO

Envelhecimento

ÂMBITO REGIONAL

Castelo Branco