Associação Portuguesa de Deficientes
Delegação Distrital do Porto
Valor Atribuído
20.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Porto

Impacto
PROMOVER O CONHECIMENTO DE CUIDADORES INFORMAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ATRAVÉS DA CENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇOS
A Associação Portuguesa de Deficientes é uma organização de âmbito nacional, que tem como objetivo promover e defender os direitos das pessoas com deficiência e contribuir para alterar a perceção da sociedade sobre a deficiência. A Delegação Distrital do Porto, fundada em 1981, conta com um Centro de Atividades Ocupacionais para 10 pessoas com deficiência mental, dinamiza um Lar Residencial, um Centro de Atendimento e desenvolve ações de caráter associativo, no âmbito do Desporto Adaptado. Dinamiza também um projeto de inovação social designado “C2iD”.

Diagnóstico e solução
O projeto "C2iD - Capacitar os Cuidadores Informais na Área da Deficiência” permitiu identificar que no Município de Vila Nova Gaia não existe um espaço dedicado em exclusivo aos cuidadores informais de pessoas com deficiência, onde possam de forma rápida e centralizada tratar de vários assuntos (apoios a que têm direito, como obter esses apoios, declarações a apresentar, etc.) evitando a deslocação aos diversos serviços públicos.
O Prémio Fidelidade Comunidade vai permitir centralizar respostas, evitando a duplicação de intervenções, desgaste económico, físico e emocional do Cuidador.
Valor Atribuído
20.000

ÁREA DE INTERVENÇÃO
Inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade

ÂMBITO REGIONAL
Porto
