Este site utiliza Cookies para que a sua navegação seja mais agradável e eficiente. Para instalar determinados Cookies, necessitamos do seu consentimento. 

Vencedores da Edição 2017

A 1ª edição do prémio Fidelidade Comunidade superou todas as expectativas

Este Prémio materializa o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da sociedade através do fortalecimento do setor social privado. Vamos dedicar especial atenção ao desenvolvimento organizacional das entidades em áreas específicas, o que permite um melhor acompanhamento e obtenção de sinergias com o Grupo Fidelidade e seus parceiros.

 

Jorge Magalhães Correia

Presidente do Conselho de Administração da Fidelidade

580 CANDIDATURAS SUBMETIDAS

Foram quase 600 as candidaturas recebidas – mais precisamente 580. Entre pedidos de apoio a projetos e pedidos de apoio a sustentabilidade. Passada a fase de avaliação de candidaturas e de apreciação pelo Júri do Prémio, seguiu-se a fase de negociação com os potenciais vencedores e eleição online do Prémio Especial Colaborador e Prémio Especial Parceiros de Negócio, processo que terminou com a declaração e apresentação pública dos mesmos.

Vencedores

APEXA - Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve

A APEXA tem como objetivo contribuir para a inclusão da pessoa excecional nas áreas da educação, formação, saúde, lazer, desporto, trabalho e inclusão social, promovendo assim o direito à igualdade de oportunidades. Assim, as suas respostas atuais vão desde a intervenção precoce, passando pelo apoio terapêutico, combate ao isolamento, desporto adaptado, formação e integração profissional.

14.954,95

AJEJD - Associação de Jardins Escolas João de Deus

A AJEJD é uma IPSS dedicada à Educação e Cultura, tendo como grande finalidade a alfabetização, através do ensino a ler, escrever e contar pelo método João de Deus, e tem como público-alvo crianças e jovens, dos 4 meses aos 18 anos, e suas famílias, num total de 9626 utentes. A AJEJD propõe-se criar ludotecas, apoiar social e pedagogicamente grupos de risco, fundar, manter e dirigir centros visando o apoio e abrigo de membros das comunidades mais carenciadas.

14.856,31

Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense

A Mutualista Covilhanense assume-se como um dos principais agentes da economia social na região, sendo a única associação mutualista em toda a Beira Interior. Dispõe de uma rede de serviços de saúde constituída por um centro clínico e uma farmácia social exclusiva para associados. A saúde está na génese da criação desta associação, que tem uma forte atuação na área do envelhecimento e que ao longo dos anos se tem envolvido também em projetos de âmbito social, entre os quais se destacam as Hortas Sociais, Cantina Social, Teleassistência e Apoio a Doentes e Cuidadores de Doentes de Alzheimer.

25.022,07

Associação Recovery IPSS

A Associação Recovery IPSS presta cuidados de saúde mental e procura intervir publicamente na defesa da dignidade, respeito, direitos e qualidade de vida de pessoas com doença mental e seus cuidadores informais. É a única IPSS no país com contratos ou acordos de cooperação firmados com duas Unidades de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental na Infância e Adolescência, uma de internamento e outra do tipo “hospital de dia” que servirão toda a zona geodemográfica da Administração Regional do Norte do país, não existindo qualquer outra resposta adequada a este público-alvo e seus familiares/cuidadores informais.

49.854,76

BIPP – Inclusão para a Deficiência

O BIPP desenvolve a sua atividade na implementação de projetos destinados à inclusão na sociedade de cidadãos com deficiência. Em 2009 criou o Programa Semear, composto por cinco projetos, três dos quais ligados ao desenvolvimento de competências e empregabilidade no setor agroalimentar, como são os casos de negócios sociais Semear na Terra e Semear Mercearia, onde de produzem produtos e transformam hortícolas.

24.773,70

Casa de Saúde da Idanha

A Casa de Saúde da Idanha, é uma instituição de saúde dirigida pelo Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, IPSS com fins de saúde, situada em Idanha-Belas. Presta cuidados diferenciados e humanizados em saúde, sobretudo em saúde mental e psiquiatria, tendo atualmente 17 unidades de internamento. A sua Unidade de Gerontopsiquiatria e Reabilitação Cognitiva, criada em 2005, é especializada no tratamento e reabilitação de pessoas com demência.

19.206,92

CASSAC - Centro de Apoio Social Serra D’Aire e Candeeiros

O CASSAC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que nasceu de um esforço das freguesias de Arrimal e Mendiga, Serro Ventoso e São Bento, pertencentes ao concelho de Porto de Mós, em criar uma resposta para superar conjuntamente uma carência da população: a ausência de equipamentos sociais de apoio à terceira idade. Hoje presta serviços de apoio domiciliário à população idosa ou em situação de dependência: higiene e conforto pessoal, alimentação e apoio nas refeições, tratamento de roupa, limpeza da casa, assistência medicamentosa, fisioterapia e acompanhamento a consultas médicas, entre outros serviços.

4.098,28€

CEERIA - Centro de Educação Especial e Reabilitação e Integração de Alcobaça

O CEERIA nasceu com o intuito de dar resposta no âmbito da Educação Especial, acolhendo crianças e jovens com necessidades especiais de educação que não poderiam ser supridas no ensino regular. Atualmente presta serviços especializados nos domínios da Reabilitação, do Apoio Social e da (Re) Integração Socioprofissional a pessoas com deficiência ou incapacidade, em contextos Inclusivos, e tem respostas que vão desde a intervenção precoce na infância, passando pela educação especial, reabilitação profissional e apoio residencial.

5.006,98

CEERDL - Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor

O CEERDL é uma instituição de apoio a grupos especialmente vulneráveis que presta serviços de ocupação, reabilitação terapêutica, apoio residencial, apoio domiciliário, formação profissional e apoio ao emprego de pessoas com deficiência e com doença mental. A entidade tem ainda serviços de lavandaria, restaurante, jardinagem, floricultura e piscina, que utiliza para promover também a formação e integração destes públicos.

4.937,08

CERCICA - Cooperativa para a educação e reabilitação de cidadãos inadaptados de Cascais

A CERCICA foi criada por um grupo de pais, técnicos e outras pessoas interessadas, que se empenharam em criar uma IPSS, com caráter complementar na educação e reabilitação social, destinada a população com deficiência mental em idade escolar, que não encontrava resposta no Ensino Regular. Atualmente desenvolve atividades promotoras da inclusão nas áreas da Educação, Formação e Emprego, Atividades Ocupacionais, Atividades Desportivas e Lúdico-Recreativas, Apoio Domiciliário e Residencial.

48.000,00

Help Images - Associação de promoção e apoio à solidariedade social

A Help Images é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover a consciencialização social, cívica e ambiental das populações, através da produção de conteúdos de media dedicados (documentários, campanhas de sensibilização, filmes, etc.), promovendo a visibilidade das associações e os seus projetos junto das comunidades, associados e entidades financiadoras. Em simultâneo, promove ações de sensibilização e de formação especializada, maioritariamente na comunidade escolar.

12.029,31

Liga dos Pequeninos

A Liga dos Pequeninos – Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra é uma organização sem fins lucrativos que, desde 2012, tem como missão aproximar o Hospital Pediátrico da comunidade que o integra, promovendo ações internas e externas com fins humanitários de intervenção social, cultural e cívica, sempre em benefício do bem-estar das crianças e jovens e do bom nome do hospital.

24.159,26

Mundo a Sorrir

A Mundo a Sorrir nasceu em 2005 para intervir no campo da saúde, nomeadamente na área da saúde oral e estilos de vida saudáveis, e atua nas áreas da prevenção e promoção de saúde, assistência médico- -dentária e capacitação. Os grupos de intervenção são comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconómica, nomeadamente crianças e jovens, idosos e populações especiais. Atualmente, a Mundo a Sorrir desenvolve dois projetos nacionais, o projeto C.A.S.O – Centro de Apoio à Saúde Oral e o projeto Aprender a Ser Saudável.

25.006,94

OSCSC - Obra Social e Cultural Silvia Cardoso

A OSCSC tem como missão educar, formar e reabilitar os seus clientes, promovendo a igualdade de oportunidades para uma sociedade mais aberta e inclusiva. A instituição centra a sua intervenção nos domínios de educação na primeira infância, atividades de formação e reabilitação e atividades ocupacionais para pessoas com deficiência, disponibilizando atualmente um leque diversificado de respostas sociais à comunidade que vão desde creche, jardim de infância e centro de atividades de tempos livres até à formação profissional.

50.000,00

Partículas de Fantasia - Associação U.Dream

A Partículas de Fantasia (U.DREAM) é a primeira Empresa Júnior Social do país, e tem como missão mudar vidas e moldar consciências. Tem como objetivo ajudar crianças com doenças graves e as suas famílias se inseridas em contexto social ou económico delicado. Durante um período mínimo de três meses, a criança é acompanhada para a equipa entender as suas necessidades – depois, a associação ajuda a concretizar um sonho. A UD quer ser recordada como um projeto social autossustentável promovido por estudantes que acreditam que podem mudar o mundo através da atenção que dedicam ao outro.

15.000,00

Passo Positivo

A Associação Passo Positivo é uma ONG que nasceu com o objetivo de colmatar as lacunas de intervenção na área da exclusão social dinamizando uma estrutura de voluntariado para o lançamento de campanhas de angariação de fraldas e de outros bens para os utentes de instituições sociais. Posteriormente surgiu um projeto de formação para capacitar profissionais nos domínios da intervenção humanitária e da cooperação e desenvolvimento e outro para fornecimento de serviços de prevenção de acidentes domésticos na área da saúde e bem-estar de famílias carenciadas.

16.725,00

Patient Innovation

A Patient Innovation é uma plataforma online onde doentes e cuidadores de todo o mundo se ligam para partilhar e criar soluções que os próprios desenvolveram para ultrapassar um desafio imposto por um problema de saúde. Num período de cerca de quatro anos, conta com mais de 60.000 utilizadores dos cinco continentes e já disponibiliza mais de 850 soluções, oriundas de mais de 60 países, que foram validadas pela equipa médica.

6.989,00

Santa Casa da Misericórdia de Baião

A Santa Casa da Misericórdia de Baião atua em quatro grandes áreas: Terceira Idade, Deficiência, Saúde e Intervenção Comunitária. Ao nível da Terceira Idade possui dois lares de idosos e presta serviço de apoio domiciliário. Na área da Deficiência tem dois Centros de Atividades Ocupacionais, que promovem atividades socialmente úteis e dinamizam o Núcleo de Desporto Adaptado. Ao nível da Saúde, possui uma clínica médica com várias especialidades médicas e serviço de análises e enfermagem e um Centro de Medicina Física e Reabilitação.

15.000,00

Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses

A SCMMC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que desenvolve as suas atividades ao nível da saúde (Hospital Santa Isabel – HSI), ao nível do apoio à terceira idade (Estrutura Residencial para Idosos – ERPI) e ao nível social com o desenvolvimento de projetos integrados de educação para a saúde e de apoio direto à população carenciada e frágil (cantina social, Intervenção na Obesidade Infantil – Projeto IMC, Clínica do Envelhecimento – Projeto Marco em AtivIdade).

48.000,00

Santa Casa da Misericórdia de Mértola

A SCMM é uma instituição particular de solidariedade social que tem como área de intervenção o concelho de Mértola e concelhos limítrofes. Ao longo dos anos, a Misericórdia foi crescendo e criando novas respostas para os problemas sociais que iam surgindo no Concelho, abrangendo atualmente as mais diversas áreas, nomeadamente intervenção precoce, infância e juventude, terceira Iiade, cuidados continuados e formação profissional. Além disso tem ainda resposta para pessoas com deficiência e atua na área dos cuidados paliativos.

12.386,10

Seacoop - Social Entrepreneurs Agency

A Agência de Empreendedores Sociais (SEA) é uma cooperativa multissetorial, criada em 2007 por um coletivo de empreendedores sociais e tem por objetivo o desenvolvimento e a implementação de projetos que promovam a integração económica de comunidades locais e indivíduos. Esta integração passa pela criação de atividades geradoras de rendimento, pela capacitação individual e desenvolvimento de competências empreendedoras para o mercado de trabalho.

49.405,44